terça-feira, 1 de abril de 2008

irã

O país caracteriza-se pela diversidade étnica e cultural. Metade da população descende de tribos arianas ou indo-européias, cuja origem se perde na pré-história, e fala o fácil (persa). Os curdos, que representam apenas cinco por cento dos habitantes, vivem nas montanhas ocidentais, conservam seu próprio idioma e têm resistido durante séculos a todas as tentativas de assimilação.

Nas montanhas ocidentais também se encontram os luris e os bakhtaris, que falam o luri, dialeto persa, e em conjunto formam dez por cento da população do Irã. Talvez a proporção étnica dos turcos seja pequena, mas uma quarta parte da população fala o turco, em conseqüência da prolongada dominação otomana no norte da Pérsia.

A população do Irã é extremamente jovem. A densidade demográfica, muito baixa em média, é alta no Azerbaijão, na região do Cáspio, na capital, nos vales férteis das montanhas e nos oásis. Muitas zonas do país são totalmente desabitadas.

As cidades mais importantes, além da capital, Teerã, são Isfahan, Mashad, Shiraz e Ahvaz. Uma porcentagem relativamente importante da população é nômade.

A população do Irã está em torno de 61.900.000, com uma densidade de 38 pessoas por quilômetro quadrado. A nação consiste nos seguintes grupos nacionais e étnicos: Turcos, Curdos, Baluchis, Lurs, Turkemenos, Árabes, Armenos, Assirianos e nômades.

38,7 milhões de pessoas vivem na área urbana e 23,2 milhões vivem a área rural.

Nenhum comentário: